Mar 112013
Ambassador H.E. Nuno Guimarães RiP +++ (Lourenço Marques, 1960 – Vilnius, 30 de abril de 2013[1]) foi um escritor moçambicano.
Uzhupis Constitution in Portuguese
Em 2010, foi agraciado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vilnius, com o diploma de bons serviços pela sua actividade na área cultural.
Nuno Guimarães é também desde 2011 Sócio Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora e seu representante para os Países Bálticos.
Em 2012, foi nomeado Embaixador da República de Uzupis (Vilnius/Lituânia) para o Porto/Portugal e Moçambique.
Também em 2012, em novembro, foi eleito presidente da ACAPL (Associação Cultural e Artistica Portugal-Lituânia, organização criada para promover e divulgar a cultura dos dois países.
Obras
- encontros, desencontros e …contradições (1998), Edição de Autor
- rio que corre indiferentes (2009), Editora Temas Originais
- chei(r)os de palavras (2010), World Art Friends
- solidão/vienis(um)as (2010), Editora Naujoji Romuva, Vilnius – Bilingue Português/Lituano
- por eu me lembrar de ti (2011), World Art Friends
- Voar/Fly/Skristi (2011), Editora Orfeu Bruxelas – livro em 3 línguas Português/Inglês/Lituano (livro em co-autoria com Maria Leal da Costa e João Frazão)
- por eu me lembrar da Morte (2012), World Art Friends